sábado, 28 de dezembro de 2013

O Papel da Avaliação


A avaliação em música é fundamental, ela deve se contextualizada e recíproca, pois ela ajuda o aluno em seu desenvolvimento técnico, além de situar o professor em seu processo de  ensino. Ela não deve ser mecânica, ela deve ser muito bem pensada, ou seja, racionalmente definida.
Para Tourino e Oliveira a avaliação em música tem várias funções:
“[...] avaliar o progresso do aluno; guiar a carreira do intérprete; motivá-lo; ajudar a           melhorar o ensino do professor; manter o padrão da escola ou de determinada região, ou, ainda coletar dados para o uso em pesquisas [...]” (Tourinho e Oliveira(2003, p.13) Apud: R.cient./FAP, Curitiba, v.3, p.54 , jan./dez. 2008)

É importante que o professor avalie os alunos de diversas formas no decorrer das atividades, não é necessário esperar acabar o bimestre ou o semestre para esta ação, pois a avaliação deve ser permanente, dessa forma o professor poderá observar se suas aulas estão sendo proveitosas ou não para os alunos, podendo assim fazer adaptações.
O ideal seria que cada aluno fosse avaliado de forma diferente, pois cada pessoa tem um tempo pra se desenvolver, ou seja, ninguém é igual a ninguém, mas isso normalmente não acontece. Dentro de renomados conservatórios acontecem situações de avaliações quecausam tensões e deixam os alunos desencorajados e desestimulados, e na verdade deveria ser ao contrário, a avaliação deveria ser um momento relaxado, como o de uma aula.

“(...) o professor competente para enfrentar a situação complexa de avaliar a
aprendizagem de seus alunos é aquele que dispõe de recursos capazes de criar
condições para que o aluno se sinta tranqüilo e sem estresse no momento da
avaliação (não importa se escrita ou oral)” MORETTO (2003, p. 33).
(Apud: Carvalho, Isamara)


A verdade é que nem mesmos os professores sabem de fato qual é a função da avaliação, além do momento em que eles formam bancas examinadoras para dar notas e passar ou não os alunos de nível.
Exitem muitas formas de avaliar um aluno, eles podem ser avaliados de forma diagnóstica, aula a aula, onde o professor poderá notar o desenvolvimento gradativamente, sabendo identificar suas facilidades e dificuldades, dessa forma o professor pode aplicar um material direcionado para as deficiências de cada um.
A auto avaliação também é uma boa forma de avaliação, atravaés de gravações de vídeo e paudio os alunos podem se auto avaliar, em diversos quisitos, tais como sonoridade, afinação, postura, interpretação entre ourtros.
É muito importante que o professor oriente o aluno a realizar essa forma de avaliação, pois ela só faz acrescentar em seu desenvolvimento técnico e musical.
Como vimos, a avaliação deve ser constante, e cabe ao professor analisar e orientar seu aluno da melhor forma, para que seu desenvolvimente se dê da melhor forma possível.

Referências
Hoffmamnn, Jussara. "Avaliação Mediadora: uma relação dialógica na construção   do conhecimento". Série Idéias n. 22. São Paulo: FDE, 1994, p. 51-59Luckesi,
Caravalho, Isamara Alves. Saberes docentes de instrumentistas professores: diálogo entre ensinar e avaliar num curso de performance em instrumento musical. (UFSCar – 2004) – Parte C do 1º Capítulo e Parte C do 3º Capítulo.
Cipriano. "Prática escolar: do erro como fonte de castigo ao erro como fonte de virtude". Série Idéias n. 8. São Paulo: FDE, 1998, p. 133-140


Alessandra Martins 

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