A avaliação em música é
fundamental, ela deve se contextualizada e recíproca, pois ela ajuda o aluno em
seu desenvolvimento técnico, além de situar o professor em seu processo de ensino. Ela não deve ser mecânica, ela deve
ser muito bem pensada, ou seja, racionalmente definida.
Para
Tourino e Oliveira a avaliação em música tem várias funções:
“[...] avaliar o
progresso do aluno; guiar a carreira do intérprete; motivá-lo; ajudar a melhorar o ensino do professor;
manter o padrão da escola ou de determinada região, ou, ainda coletar dados
para o uso em pesquisas [...]” (Tourinho e Oliveira(2003, p.13) Apud:
R.cient./FAP, Curitiba, v.3, p.54 , jan./dez. 2008)
É importante que o professor avalie os alunos de diversas formas no decorrer
das atividades, não é necessário esperar acabar o bimestre ou o semestre para
esta ação, pois a avaliação deve ser permanente, dessa forma o professor poderá
observar se suas aulas estão sendo proveitosas ou não para os alunos, podendo
assim fazer adaptações.
O ideal seria que cada aluno fosse avaliado de forma diferente, pois cada
pessoa tem um tempo pra se desenvolver, ou seja, ninguém é igual a ninguém, mas
isso normalmente não acontece. Dentro de renomados conservatórios acontecem
situações de avaliações quecausam tensões e deixam os alunos desencorajados e
desestimulados, e na verdade deveria ser ao contrário, a avaliação deveria ser
um momento relaxado, como o de uma aula.
“(...) o professor competente para
enfrentar a situação complexa de avaliar a
aprendizagem de seus alunos é
aquele que dispõe de recursos capazes de criar
condições para que o aluno se
sinta tranqüilo e sem estresse no momento da
avaliação (não importa se escrita
ou oral)” MORETTO (2003, p. 33).
(Apud: Carvalho, Isamara)
A verdade é que nem mesmos os professores sabem de fato
qual é a função da avaliação, além do momento em que eles formam bancas
examinadoras para dar notas e passar ou não os alunos de nível.
Exitem muitas formas de avaliar um aluno, eles podem
ser avaliados de forma diagnóstica, aula a aula, onde o professor poderá notar o
desenvolvimento gradativamente, sabendo identificar suas facilidades e
dificuldades, dessa forma o professor pode aplicar um material direcionado para
as deficiências de cada um.
A auto avaliação também é uma boa forma de avaliação, atravaés de
gravações de vídeo e paudio os alunos podem se auto avaliar, em diversos
quisitos, tais como sonoridade, afinação, postura, interpretação entre ourtros.
É muito importante que o professor oriente o aluno a realizar essa forma
de avaliação, pois ela só faz acrescentar em seu desenvolvimento técnico e
musical.
Como vimos, a avaliação deve ser constante, e cabe ao professor analisar e
orientar seu aluno da melhor forma, para que seu desenvolvimente se dê da
melhor forma possível.
Referências
Hoffmamnn, Jussara.
"Avaliação Mediadora: uma relação
dialógica na construção do
conhecimento". Série
Idéias n. 22. São Paulo:
FDE, 1994, p. 51-59Luckesi,
Caravalho, Isamara
Alves. Saberes docentes de instrumentistas
professores: diálogo entre ensinar e avaliar num curso de performance em
instrumento musical. (UFSCar – 2004) – Parte C do 1º Capítulo e Parte C do
3º Capítulo.
Cipriano. "Prática escolar: do erro como fonte
de castigo ao erro como fonte de virtude". Série Idéias n. 8. São Paulo: FDE, 1998, p.
133-140
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