Pedir
para os alunos em silêncio caminhar por toda a sala aleatoriamente sem deixar
nenhum buraco, ocupando todo o espaço, pedir também para que eles caminhem de
diversas formas, de lado, de costas, na diagonal, sem bater um no outro. Deixá-los
caminhar livres por alguns minutos, logo após com a ajuda de algum instrumento
musical, ou som, o educador deverá
propor peças de compasso binário e pedir
para que os alunos andem marcando aquela pulsação e assim usando também
ternário e quaternário dando ênfase ao acento métrico, depois dos alunos terem
entendido a questão da pulsação e do
acento, pode-se propor que eles façam a subdivisão com as mão em colcheia e também
em semicolcheia,para trabalhar a independência rítmica, lembrando que tudo isso
é realizado sempre caminhando pela sala,
Após todos estarem aptos nas etapas, pode-se dividir os alunos em três
grupos, um marcando a pulsação, outro a subdivisão em colcheias e outro em
semicolcheias, sempre com o objetivo da utilização do espaço total da sala.
Objetivos
Trabalhar
a noção de espaço
Trabalhar
a questão da pulsação e do acento métrico
Trabalhar
a independência rítmica
Socialização
Alessandra Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário