Três principais
fatores que motivam o aluno na prática instrumental:
- Apoio
da família
- Postura
do professor
- Aula
dinâmica e interativa/prazer na performance
Esses três fatores
citados acima são de suma importância para que o aluno participe da aula
motivado, sem o apoio da família é muito difícil a criança permanecer no
aprendizado do instrumento, pois na primeira dificuldade ela vai querer
abandonar o curso e a família por sua vez não irá incentivá-la a seguir em
frente.
Outro dado significativo observado na
síntese preliminar desta pesquisa é que existem claramente fatores extrínsecos
e intrínsecos que competem para a motivação dos participantes à prática
musical, entre tais fatores, observa-se o apoio familiar, o interesse pelas
apresentações, o prazer e a alegria na performance, entre outros. (Araújo,
2008)
A postura do
professor frente ao aluno é também muito importante, tanto no que diz respeito
ao jeito de ser nas suas atitudes, como no que diz respeito ao conhecimento,
pois a criança percebe quando o professor está despreparado.
A estrutura da aula
em minha opinião também é um dos fatores
mais importantes para a motivação do aluno, ela deve ser dinâmica e interativa,
onde o aluno possa participar ativamente.
Dessa forma o aluno vai sentir prazer em estar tocando um instrumento,
pois se sentirá dentro do processo ensino-aprendizagem.
Sabemos que a lembrança de fatos
marcantes, sejam de conotação boa ou má,
nos acompanha por toda a vida. As experiências musicais gratificantes,
sobretudo as iniciais, tendem a manter o interesse inicial e a motivação para a
continuação do aprendizado. (Tourino, sem data)
Três principais fatores que desmotivam o aluno na prática
instrumental:
- A
falta de interesse do professor para com o aluno
- Prática
de atividades que não tem significado para o aluno
- Dificuldade
em realizar alguma atividade
No decorrer das
aulas, os alunos vão adquirindo habilidades, e assim eles ficam motivados a
estudar em casa, pesquisam coisas novas sobre o instrumento e sobre músicas na
internet, ou em livros, e quando chegam na aula querem compartilhar o que
descobriram com o professor, e na maioria das vezes o professor não da atenção
para aquelas coisas, essa atitude acaba tirando toda a empolgação do aluno,
fazendo com que o aluno se desmotive.
As atividades
praticadas devem ter sempre um significado para o aluno, o professor deve
trazer o conteúdo para o aluno de uma forma significativa, sempre dando
referências. Se acontecer ao contrário, o aluno vai acabar desanimando.
No aprendizado de um
instrumento, é normal surgirem dificuldades, o professor deve saber
trabalha-las com o aluno, para que essas dificuldades não se tornem fator de
desmotivação.
Referências
Tourino,
Cristina: Conhecendo e Explorando as Emoções dos Alunos na Aula de
Instrumento
Araújo,
Rosane; Pickler, Letícia: Um estudo sobre a motivação e o estado
de fluxo na execução musical
Alessandra Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário