sábado, 28 de dezembro de 2013

O Corpo no processo ensino-aprendizagem

          No meio meio é comum ver músicos com problemas de lesões, isso acontece pela falta de preparar o corpo para o estudo diário. Pederiva em sua tese, diz que os principais fatores que acarretam problemas com o corpo, são, a repetição demasiada, atividade muscular excessiva, utilização de força inadequada, estresse psicológico, tocar cansado ou lesionado. Isso pode ser resolvido com seções de alongamento, relaxamento e de conscientização corporal.
O corpo transmite todas nossas expressões através dos movimentos, são eles que dizem tudo aquilo que está em nosso interior, portanto devemos cuidar da saúde do nosso corpo, tanto no aspecto fisco, como no aspecto mental, para termos um desempenho musical satisfatório.
O movimento corporal na educação musical deve ser muito explorado, pois atividades assim proporcionam o contato da criança diretamente com a música, onde ela se expressa de forma livre e ativa.
Ao falar de movimento corporal, não se pode deixar de lado Dalcroze, que com o seu método Euritimia, mostra que é preciso entender primeiramente o corpo e de que forma trabalhar os movimentos na prática de um instrumento.
Tendo em vista que todo som produzido começa de um movimento corporal, então se presume que é preciso estudar primeiramente o corpo, pois é ele quem da o primeiro passo para a boa produção sonora.
Através do movimento corporal, o educador pode desenvolver no aluno muitas habilidades musicais, podendo vivenciar todos os elementos da música através do corpo, como, fraseado, dinâmica, acentuação, métrica, andamento, pulso, sempre através de atividades com a utilização de movimentos.
Pode-se notar então, que para uma boa prática de música as crianças precisam estar sempre participando ativamente das atividades, estando livres para sentir e se expressar utilizando sua criatividade, dessa forma o desenvolvimento dessa criança se dará de forma integral e significativa.


Referências
PEDERIVA, Patrícia. O corpo no processo ensino-aprendizagem de instrumentos musicais: percepção de professores


                                                                                                                         
                                                                                                                             Alessandra Martins 

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