No meio meio é comum
ver músicos com problemas de lesões, isso acontece pela falta de preparar o corpo para o estudo diário. Pederiva em sua tese, diz que os principais fatores
que acarretam problemas com o corpo, são, a repetição demasiada, atividade
muscular excessiva, utilização de força inadequada, estresse psicológico, tocar
cansado ou lesionado. Isso pode ser resolvido com seções de alongamento,
relaxamento e de conscientização corporal.
O corpo transmite todas nossas expressões através
dos movimentos, são eles que dizem tudo aquilo que está em nosso interior,
portanto devemos cuidar da saúde do nosso corpo, tanto no aspecto fisco, como
no aspecto mental, para termos um desempenho musical satisfatório.
O movimento corporal na educação musical deve ser muito
explorado, pois atividades assim proporcionam o contato da criança diretamente
com a música, onde ela se expressa de forma livre e ativa.
Ao falar de movimento corporal, não se pode deixar
de lado Dalcroze, que com o seu método Euritimia, mostra que é preciso entender
primeiramente o corpo e de que forma trabalhar os movimentos na prática de um
instrumento.
Tendo em vista que todo som produzido começa de um
movimento corporal, então se presume que é preciso estudar primeiramente o
corpo, pois é ele quem da o primeiro passo para a boa produção sonora.
Através do movimento
corporal, o educador pode desenvolver no aluno muitas habilidades musicais,
podendo vivenciar todos os elementos da música através do corpo, como,
fraseado, dinâmica, acentuação, métrica, andamento, pulso, sempre através de
atividades com a utilização de movimentos.
Pode-se notar então, que para uma boa prática de
música as crianças precisam estar sempre participando ativamente das atividades,
estando livres para sentir e se expressar utilizando sua criatividade, dessa
forma o desenvolvimento dessa criança se dará de forma integral e
significativa.
Referências
PEDERIVA, Patrícia. O corpo no processo ensino-aprendizagem de
instrumentos musicais: percepção de professores
Alessandra Martins
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