quarta-feira, 11 de julho de 2012

Plano de aula- Música: Reação ao estímulo sonoro, espaço, pulsação, corpo e movimento.


01) Tema:
Música: Reação ao estímulo sonoro, espaço, pulsação, corpo e movimento.
  
02) Publico alvo: 
Alunos do curso de Educação musical da UFSCar; Disciplina: Prática de Ensino 1.

03) Material a ser utilizado:
Aparelho de som ou qualquer instrumento que o educador domine. Ex.: Piano, pandeiro, violino, violão entre outros.

04) Objetivos:
Trabalhar a percepção de espaço, multidireção sonora; trabalhar a questão da pulsação, do acento métrico, Ostinatos, independência rítmica, integração e socialização.
Investigar as reações corporais espontâneas no espaço, motivadas pelos diferentes estímulos sonoros oferecidos.

05) Descrição das etapas da atividade: 
ü Pedir para os alunos em silêncio caminhar por toda a sala aleatoriamentesem deixar nenhum buraco, ocupando todo o espaço;
ü Eles caminharão pela sala de diversas formas, de lado, de costas, na diagonal, sem bater um no outro;
ü Deixá-los dessa forma,  caminhar livres por alguns minutos;
ü Com a ajuda de algum instrumento musical, ou rádio, o educador deverá propor  peças de compasso binário e pedir para que os alunos andem marcando a pulsação acentuando o tempo forte e fraco do compasso com os passos;
ü Após ter trabalhado com o binário poderá também ser inserido o compasso ternário e quaternário dando ênfase ao acento métrico;
ü Depois dos alunos terem entendido  a questão da pulsação e do acento, pode-se propor que eles façam a subdivisão com as mão em colcheia e semicolcheia mas permanecendo ainda com o acento métrico nos pés (passos)  para trabalhar a independência rítmica, lembrando que tudo isso é realizado sempre caminhando pela sala;
ü Por fim, depois de ser realizada todas as etapas pode-se dividir os alunos em três grupos, um marcando a pulsação e (ou) trabalhando com Ostinatos com figuras rítmicas de colcheia e semicolcheia de maneira que percebam e possam ouvir as disposições rítmicas outros grupos e a subdivisão, sempre com o objetivo da utilização do espaço total da sala.

06) Avaliação do processo desenvolvido:
A avaliação será formativa, onde o educador avaliará a participação, a assimilação e a satisfação do aluno durante a realização da atividade, os alunos deverão expor suas dificuldades sobre o trabalho através da autoanálise de forma escrita ou oral, a análise do grupo, onde eles terão o momento solidário e crítico, e irão expor suas ideias e o pontos positivos e negativos da atividade.
O Educador deverá criar um relatório avaliativo da atividade, onde ele irá apontar os pontos em que os alunos tiveram dificuldades: percepção de espaço, acento métrico e divisão rítmica. Assim reavaliar sua atividade deixando algumas observações anotadas para que na próxima repetição do exercício possa trabalhar os pontos mais complexos ou que apresentaram maior dificuldade na execução.


Plano de aula elaborado para uma atividade realizada na UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), pelos acadêmicos Alessandra Martins, Edson Aparecido Pinto, Edimilson Guidotti Sabino e Felipe Vieira Vichetti.



Nenhum comentário:

Postar um comentário