quarta-feira, 11 de julho de 2012

Emile Jacques Dalcroze


Emile Jacques Dalcroze

Emile Jacques Dalcroze, nasceu em 1865 em Viena, aos 10 anos se mudou para Suíça, se instalando em Genebra, músico e pedagogo, formado em piano e composição pelo Conservatório de Genebra.

 Em 1892 ocupou o cargo de professor de Harmonia e solfejo, no conservatório de Genebra, onde atuou por 18 anos, durante esse tempo de trabalho no Conservatório, através de muitos estudos, criou seu método, chamado Euritimia, ele decidiu realizar esse trabalho quando ao ministrar suas aulas, percebeu que os alunos não sentiam a música, e que ela era realizada de forma mecânica e sem nenhum tipo de consciência, então notou que nos conservatórios era dada muita atenção ao virtuosismo instrumental, a prática da leitura e da escrita, sendo deixado de lado a sensibilidade, a escuta objetiva, e a criatividade, o que na opinião dele impedia os músicos de “serem completos.”

 A base do método de Dalcroze é a utilização dos movimentos rítmicos, treinamento auditivo e improvisação, para que se chegue ao desenvolvimento integral do indivíduo.

Dalcroze com o seu método Euritimia, mostra que é preciso entender primeiramente o corpo e de que forma trabalhar os movimentos na prática de um instrumento, pois existe um movimento para cada som e um som para cada movimento.

 Tendo em vista que todo som produzido começa de um movimento corporal, então se presume que é preciso estudar primeiramente e bem, o corpo, pois é ele quem da o primeiro passo para a boa produção sonora, então com base na filosofia de que somos o instrumento, Dalcroze nos convida a viver o que ouvimos.

Em seu método ele mostra também, que é possível vivenciar todos os elementos da música através do corpo, como, fraseado, dinâmica, acentuação, métrica, andamento, pulso, sempre através de atividades com a utilização de movimentos. Normalmente essas atividades são realizadas com um professor ou acompanhante improvisando trechos musicais ao piano, e com os alunos realizando os movimentos improvisando de acordo com a música ouvida. Dessa forma os alunos passam a aprender a sentir a música, mostrando o que ela pede com os gestos corporais que eles mesmos criam no desenrolar da atividade.

“Dentre as suas conclusões sobre ritmo (Dalcroze,1967), estão as de que “ritmo é movimento” e “essencialmente físico”, sendo a consciência musical resultado de experiência física: a consciência do ritmo vem do aperfeiçoamento dos movimentos no tempo e no espaço, desafio ao qual a Ginástica Rítmica responde com eficácia.
A criança é toda movimento e não dá para ensinar música deixando-a estática, tornando-a mero ouvinte”. (Vallim, 2003: 52)


Dessa forma, vimos que o ritmo e o movimento rítmico-corporal para Dalcroze, é uma parte fundamental para o desenvolvimento musical consciente do indivíduo, pois o ritmo é a manifestação visível da consciência rítmica, e esse fator é imprescindível para uma boa produção musical.

Em seu método, Dalcroze também resalta a importância da boa escuta, do desenvolvimento da audição, ele criava jogos de treinamento para o ouvido, desenvolvendo a audição interior. Estes jogos aguçavam as percepções dos alunos e resultavam em respostas mais sensíveis aos aspectos musicais.

Nas aulas onde há a utilização desse método, os alunos não têm conceitos pré-dispostos pelo professor, eles são convidados a utilizar sua própria criatividade através da improvisação.

Sendo assim, o método de Dalcroze, tende a aumentar a concentração e o foco, melhorar a coordenação e o equilíbrio, enriquecer a audição, aguçar os sentidos e desenvolver a criatividade.

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