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o corpo torna-se indissociável do conhecimento e compreensão musical e fica,
desta forma, fortalecida a utilização do movimento e expressão corporal na
educação musical. Simultaneamente, é valorizado o lado prático da música, ou
seja, a execução instrumental, vocal e corporal. (GODINHO, 2006, p.376)
O movimento corporal na educação musical é muito
explorado, pois atividades assim proporcionam o contato da criança diretamente
com a música, onde ela se expressa de forma livre e ativa.
Ao falar de movimento corporal, não se pode deixar
de lado Dalcroze, que com o seu método Euritimia, mostra que é preciso entender
primeiramente o corpo e de que forma trabalhar os movimentos na prática de um
instrumento, pois existe um movimento para cada som e um som para cada
movimento.
Tendo em vista que todo som produzido começa de um
movimento corporal, então se presume que é preciso estudar primeiramente e bem,
o corpo, pois é ele quem da o primeiro passo para a boa produção sonora.
Através do movimento corporal, o educador pode
desenvolver no aluno muitas habilidades musicais, podendo vivenciar todos os
elementos da música através do corpo, como, fraseado, dinâmica, acentuação,
métrica, andamento, pulso, sempre através de atividades com a utilização de
movimentos.
Pode-se notar então, que para uma boa prática de
música as crianças precisam estar sempre participando ativamente das atividades,
estando livres para sentir e se expressar utilizando sua criatividade, dessa
forma o desenvolvimento dessa criança se dará de forma integral e
significativa.
Referências
Material didático da Unidade 4
NUNES,
Thais: Como as propostas
pedagógico-musicais de Dalcroze dialogam com a atualidade
Alessandra Martins
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