sábado, 29 de setembro de 2012

O Movimento Corporal Na Educação Musical

 [...] o corpo torna-se indissociável do conhecimento e compreensão musical e fica, desta forma, fortalecida a utilização do movimento e expressão corporal na educação musical. Simultaneamente, é valorizado o lado prático da música, ou seja, a execução instrumental, vocal e corporal. (GODINHO, 2006, p.376)

O movimento corporal na educação musical é muito explorado, pois atividades assim proporcionam o contato da criança diretamente com a música, onde ela se expressa de forma livre e ativa.
Ao falar de movimento corporal, não se pode deixar de lado Dalcroze, que com o seu método Euritimia, mostra que é preciso entender primeiramente o corpo e de que forma trabalhar os movimentos na prática de um instrumento, pois existe um movimento para cada som e um som para cada movimento.
Tendo em vista que todo som produzido começa de um movimento corporal, então se presume que é preciso estudar primeiramente e bem, o corpo, pois é ele quem da o primeiro passo para a boa produção sonora.
Através do movimento corporal, o educador pode desenvolver no aluno muitas habilidades musicais, podendo vivenciar todos os elementos da música através do corpo, como, fraseado, dinâmica, acentuação, métrica, andamento, pulso, sempre através de atividades com a utilização de movimentos.
Pode-se notar então, que para uma boa prática de música as crianças precisam estar sempre participando ativamente das atividades, estando livres para sentir e se expressar utilizando sua criatividade, dessa forma o desenvolvimento dessa criança se dará de forma integral e significativa.

Referências

Material didático da Unidade 4

NUNES, Thais: Como as propostas pedagógico-musicais de Dalcroze dialogam com a atualidade
                                                        
Alessandra Martins 

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