sábado, 28 de dezembro de 2013

Fatores que motivam e desmotivam os alunos na prática instrumental


Três principais fatores que motivam o aluno na prática instrumental:

  • Apoio da família
  • Postura do professor
  • Aula dinâmica e interativa/prazer na performance

Esses três fatores citados acima são de suma importância para que o aluno participe da aula motivado, sem o apoio da família é muito difícil a criança permanecer no aprendizado do instrumento, pois na primeira dificuldade ela vai querer abandonar o curso e a família por sua vez não irá incentivá-la a seguir em frente.

Outro dado significativo observado na síntese preliminar desta pesquisa é que existem claramente fatores extrínsecos e intrínsecos que competem para a motivação dos participantes à prática musical, entre tais fatores, observa-se o apoio familiar, o interesse pelas apresentações, o prazer e a alegria na performance, entre outros. (Araújo, 2008)

A postura do professor frente ao aluno é também muito importante, tanto no que diz respeito ao jeito de ser nas suas atitudes, como no que diz respeito ao conhecimento, pois a criança percebe quando o professor está despreparado.
A estrutura da aula em minha opinião também  é um dos fatores mais importantes para a motivação do aluno, ela deve ser dinâmica e interativa, onde o aluno possa participar ativamente.  Dessa forma o aluno vai sentir prazer em estar tocando um instrumento, pois se sentirá dentro do processo ensino-aprendizagem.

Sabemos que a lembrança de fatos marcantes, sejam de  conotação boa ou má, nos acompanha por toda a vida. As experiências musicais gratificantes, sobretudo as iniciais, tendem a manter o interesse inicial e a motivação para a continuação do aprendizado. (Tourino, sem data)



Três principais fatores que desmotivam o aluno na prática instrumental:

  • A falta de interesse do professor para com o aluno
  • Prática de atividades que não tem significado para o aluno
  • Dificuldade em realizar alguma atividade

No decorrer das aulas, os alunos vão adquirindo habilidades, e assim eles ficam motivados a estudar em casa, pesquisam coisas novas sobre o instrumento e sobre músicas na internet, ou em livros, e quando chegam na aula querem compartilhar o que descobriram com o professor, e na maioria das vezes o professor não da atenção para aquelas coisas, essa atitude acaba tirando toda a empolgação do aluno, fazendo com que o aluno se desmotive.
As atividades praticadas devem ter sempre um significado para o aluno, o professor deve trazer o conteúdo para o aluno de uma forma significativa, sempre dando referências. Se acontecer ao contrário, o aluno vai acabar desanimando.
No aprendizado de um instrumento, é normal surgirem dificuldades, o professor deve saber trabalha-las com o aluno, para que essas dificuldades não se tornem fator de desmotivação.

Referências

Tourino, Cristina: Conhecendo e Explorando as Emoções dos Alunos na Aula de Instrumento


Araújo, Rosane; Pickler, Letícia: Um estudo sobre a motivação e o estado de fluxo na execução musical

                                                                                                                     
                                                                                                                             Alessandra Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário