quarta-feira, 11 de julho de 2012

Zoltán Kodály, Método e Contexto Histórico


Zoltán Kodály, Método e Contexto Histórico

Zoltán Kodály nasceu na Hungria em 1882, ele foi nacionalista, se dedicando através de pesquisas as tradições musicais do seu país (Hungria). Ele realizou essas pesquisas juntamente com o compositor Béla Bartok, que além de ter ajudado nas pesquisas de Kodály, foi um compositor muito importante, pois buscava novos ritmos e sonoridades em sua música, ele foi influenciado pela musica de diversos grandes compositores, como, Strauss, Debussy, Stravinsky e Schoenberg.  Um dos objetivos de Bartok era fazer com que a música folclórica passasse a ser o reflexo do povo húngaro.
Naquela época a Hungria se encontrava muito distanciada das suas origens culturais, pelo fato do acontecimento de muitas guerras e domínio de diversas outras culturas. O trabalho de Kodály foi reverter essa situação da Hungria, que estava com o seu povo distanciado, resgatando a volta dessa cultura através da arte musical, resgatando as canções tradicionais folclóricas do seu povo.
Ele formou no ano de 1905, uma equipe para trabalhar com a coleta de materiais, transcrições e também para a publicação desses materiais. Foram publicadas cerca de cem mil canções, resultado esse que veio de quase sessenta anos de pesquisas e estudos.
Esse método contempla a metodologia do manossolfa e do dó tonic solfa, voltado para o canto coletivo e instrumento, leitura, escrita e treinamento auditivo, o ritmo e melodia são sempre ensinados em conjunto. Os principais objetivos do método de Kodály é tornar a música constante no cotidiano da população húngara fazendo o resgate de sua cultura através dessa arte.
Em 1945 quando a Hungria foi libertada do império Austro-Húngaro, esse método elaborado foi inserido nas escolas estaduais. Como o objetivo de Kodaly era fazer com que a música se tornasse parte do cotidiano da população, então foi introduzida a música nas escolas, e em todos os níveis de ensino, para alcançar essa tão desejada alfabetização musical e o resgate da cultura que estava perdida há tempos.
Zoltán Kodály morreu em 1967 em Budapeste aos 84 anos, deixando muitas contribuições para a música e para a educação.

Referências 

SZONYI, Erzsébet. A educação musical na Hungria através do Método Kodály. São Paulo: Sociedade Kodály do Brasil, 1996.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre a música e educação. São Paulo: Editora UNESP, 2005. (tem no polo de apoio presencial)

MATEIRO, Teresa, ILLARI, Beatriz (org). Pedagogias em educação musical. Curitiba: Ibpex, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário