domingo, 26 de fevereiro de 2012


A autonomia do Aprendiz

Autonomia - em sua etimologia, autonomia vem do grego, resultado da composição do pronome reflexivo, com posição atributiva, autós (próprio, a si mesmo) com o substantivo  nomos (lei, norma, regra).
A autonomia do aprendizado na modalidade à distância é imprescindível, pois o aluno deverá estar apto a absorver seu próprio conhecimento, pois nessa modalidade não temos mais o professor como centro das atenções e detentor de todas as informações, e sim como mediador, gestor e facilitador do conhecimento, proporcionando ao aluno diferentes meios para que ele busque esses conceitos por si só e aprenda a aprender, afinal o aprendizado é uma via de mão dupla, se dá no convívio, com troca de experiências entre educadores e alunos, sendo assim o aluno deverá buscar diferentes formas e ferramentas para a aquisição desse conhecimento, dessa forma o aprendizado estará se dando de forma autônoma.
O aprendizado na modalidade à distância se da através de interação e coletividade, de pesquisas e leituras individuais, mas que depois poderão ser transformadas em debates em fóruns com os colegas do grupo, para que assim surja a inteligência coletiva.
Ter autonomia no processo de aprendizagem, é saber lidar sozinho com diversas condições que possam ocorrer nesse processo, é chamar para si as responsabilidades, saber por onde caminhar e com suas próprias pernas, é ter o senso cognitivo aflorado para a percepção das situações de mudança, é conhecer e tomar uma posição sobre assuntos e conceitos, porém o estudante não deve estar sozinho nessa jornada, a instituição que ele está inserido, deve sem dúvida dar todo o suporte necessário para que o estudante promova em si essa autonomia, pois a autonomia para ser adquirida, ela deve ser sempre estudada e exercitada, através de leituras, reflexões e compreensão do que está sendo proposto, dessa forma o aluno estará aprendendo a aprender.


Alessandra Martins RA 473384
25 de fevereiro de 2012
UFCAR- Universidade Federal de São Carlos

Um comentário:

  1. Esse texto apresenta a importância da autonomia no estudo na modalidade a distância, mas podemos transferir isto para nossas aulas, pois desde cedo podemos guiar nossos alunos a serem autônomos, a aprender a aprender. Através da pedagogia moderna temos diversas ferramentas, como a utilização do ensino significativo, e exemplos do cotidiano, para que assim o aluno faça essa relação e vá adquirindo independência e autonomia na hora do estudo.

    ResponderExcluir